MARACATU BRASIL

Ritmos brasileiros e universais. Cursos, oficinas e instrumentos musicais. Facebook

 
 

RODA DE SAMBA

RODA DE SAMBA

COM FABIANO SALEK E PEDRO MONTEIRO

DIA / HORÁRIO:

TURMA INICIANTE – 5° 19H

TURMA INTERMEDIÁRIA – 4ª  19H e 20H30

Mensalidade: R$ 165,00

Matrícula: R$ 50,00

A OFICINA de RODA de SAMBA consiste na aprendizagem das levadas dos instrumentos e suas variações e tem como objetivo desenvolver um trabalho de percepção rítmica, prática de conjunto e aula de percussão através do universo da roda de samba.

A aprendizagem se dá através do estudo dos principais instrumentos presentes nas rodas, que são: surdo, pandeiro, agogô, chocalho, tantan, repique de mão e o reco-reco. O aluno aprende suas funções com a formação de um vocabulário de células rítmicas presentes na linguagem da roda de samba para serem utilizadas como variação, solos e convenções, nos dando elementos para a criação de arranjos.Através da formação de repertório exercitamos diferentes tipos de acompanhamentos rítmicos para os variados tipos de samba, além de outros gêneros da música popular que estão sempre aparecendo e se misturando com o samba nas rodas de hoje.

A oficina é ministrada por Fabiano Salek e por Pedro Monteiro, ambos instrumentistas cantores. Em função disso, é também aberta a instrumentos harmônicos, melódicos e cantores que queiram ter a experiência desta prática de conjunto. Esta proposta de trabalho parte da vontade de Fabiano Salek de colocar em prática a experiência adquirida ao longo de dez anos como integrante do grupo Sururu na Roda, que se destaca no cenário musical pela qualidade de sua sonoridade.

OS PROFESSORES

FABIANO SALEK

Fabiano Salek é cantor, percussionista, baterista, arranjador e compositor. Formado em Licenciatura em Música pela Universidade do Rio de Janeiro em 2000, complementou seus estudos com Pascoal Meirelles, Oscar Bolão, Fábio Luna, Marcos Suzano, Robertinho Silva, Leo Lebons, Carlos Negreiros e Márcio Bahia.

Professor de percussão e musicalização na FAETEC, Cigam, Casarão dos Prazeres, Eliezer Stainberg, Espaço Educação, Talmud Thora e atualmente leciona na escola Maracatu Brasil. Trabalhos com teatro: Doidas Folias – festival de teatro jovem de Lion/França 1997, O Cavalinho Azul, Orquestra Brasileira de Sapateado (Tim Rescala ), Carmem – Festival Quartier d’Etè de Paris 2000 (Marcos Leite e Augusto Boal), Mulher (Marcos Leite), Bárbara do Crato (Roberto Gnattali), De Getúlio a Getúlio (Sérgio Brito – arranjador e diretor musical), Ai, Ai, Brasil! ( Sergio Brito – percussão e arranjos), Auto da Compadecida ( Antonio Abujamra), Obrigado, Cartola! ( Vicente Maiolino), Soppa de Letras ( Naum Alves de Souza, Pedro Paulo Rangel e Roberto Gnattali) e Opereta Carioca (Soraya Ravenle e Gustavo Gasparani), Oui, Oui…A França É Aqui ( João Fonseca e Gustavo Gasparani), É Com Esse Que Eu Vou (Charles Möeller e Cláudio Botelho). Integrante dos grupo Sururu na Roda e Zemer, já gravou e atuou ao lado de artistas como Garganta Profunda, Eliane Salek, Nilze Carvalho, Tim Rescalla, Edu Krieger, Mulheres de Hollanda, Nei Lopes, Walter Alfaiate, Nelson Sarjento, Wilson das Neves, Carlos Malta, Marcelo Caldi, Nicolas Krassik, Fábio Luna, Pc Castilho, Fátima Guedes, Lucinha Lins, Maogani, Ana Costa, Ana Luisa, Mariana Baltar, Letícia Tuí, Pedro Lima, Edu Kneip, Thiago Amud, Pedro Moraes, entre outros.

PEDRO MONTEIRO

Pedro Monteiro foi criado em Passa-Quatro MG e chegou ao Rio em 2006, com apenas 18 anos, já com o cavaquinho sendo seu instrumento principal. Desde 2008, cursa Licenciatura em Musica na Unirio, no Rio de Janeiro. Começou seus estudos com Luciano Bittencourt, no IMB na cidade de Cruzeiro – SP. Após se formar no curso de violão do Instituto, veio para o Rio onde teve aulas com Alceu Maia, Wanderson Martins, Raimundo Niciolli, Marcos Amorim e Jayme Vignole.

Atualmente é integrante fundador do grupo Arrasta Povo , que vem se destacando no cenário do samba no Rio de Janeiro, tocando nas melhores casas de samba. Como cavaquinista, já atuou e gravou em trabalhos de vários artistas e grupos como: Elton Medeiros, Carlos Lyra, Aldir Blanc, Thais Macedo, Martinho da Vila, Arranco de Varsóvia, Nelson Sargento e Dorina.

Outros nomes relevantes entre seus trabalhos são: Toninho Gerais, Nilze Carvalho, Sururu na Roda, Casuarina, Danilo Caymmi, Tunico Ferreira, Jeito Moleque, Cá entre nós, Wanderley Monteiro, entre outros.

CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VIDEO >>> 

Facebook—> https://www.facebook.com/events/317562905266622/

 

 

2015/01/01

 

roda de samba destac

 

Loja

Mais Novidades

 

Instrumentos musicais novos e usados
funcionamento de 11h às 20h

Maracatu Brasil
Rua Ipiranga 49, Laranjeiras
Rio de Janeiro
(21) 2557-4754

Cadastre-se para receber as novidades da Maracatu Brasil por email

Nome:

E-mail: